O departamento atua nas áreas de aerodinâmica, compósitos e refrigeração da bateria de alta tensão.
Para o desenvolvimento aerodinâmico o grupo recorre a simulações numéricas (CFD) para otimizar a downforce de forma a aumentar a dinâmica do veículo e, por sua vez, o seu desempenho. Para a validação das simulações numéricas, são realizados testes em pista.
Para substituir o piloto, o departamento desenvolve algoritmos (machine learning) e sistemas de controlo (ROS) que são capazes de avaliar a pista por meio de sensores existentes no veículo e decidir como usar os atuadores.
Os membros de perceção e localização utilizam os sensores a bordo para reconhecer a pista e estimar a localização.
Os membros de planeamento de trajetória utilizam algoritmos para planear uma trajetória ideal baseada nas características da pista conhecidas e localização do carro.
Os membros de controlo utilizam modelos de controlo e modelos cinemáticos para controlar os diferentes atuadores, de forma a seguir a trajetória planeada previamente tendo em conta a dinâmica do carro.
O departamento é responsável por toda a comunicação, gestão de custos, patrocinadores e o business plan.
Logística: responsável não só pelo planeamento de eventos, bem como pela logística que envolve o transporte da equipa e do carro;
Redes sociais: criação e planeamento de conteúdo relacionado com o carro, partilha de informação dos diversos departamentos e divulgação dos patrocinadores associados ao projeto;
Sponsors: este grupo encarrega-se de contactar os atuais e eventuais patrocinadores.
Este departamento é responsável por projetar todos os sistemas elétricos necessários para o funcionamento de um veículo de competição.
O grupo desenvolve tanto o software high level (por exemplo, a interface do piloto) como o low level usado nos microcontroladores a bordo.
Este software corre nas nossas próprias placas de circuito impresso (PCB’s), sendo que o grupo integra tudo isto com os atuadores e sensores necessários.
Para além do controlo do veículo, os sensores são uma peça importante na aquisição de dados para outros departamentos.
Os membros do departamento de powertrain são responsáveis pela conceção e desenvolvimento de todos os componentes relativos ao coração de cada veículo, o seu sistema de propulsão.
Para além do controlo e gestão do sistema de propulsão, os membros do departamento trabalham em torno dos subsistemas relacionados, tais como transmissão, diferencial e bateria de alta tensão.
Os subsistemas dependem geralmente dos outros departamentos, pelo que existe uma ligação direta entre este departamento e os departamentos de eletrónica e dinâmica do veículo.
Este é o departamento responsável pelo chassis e também pelos sistemas de travagem e suspensão.
O grupo é o solo da equipa, tem como principal objetivo projetar uma boa base que permita a junção de todos os outros sistemas.
Tudo o que diz respeito à suspensão, à direção e à travagem é estudado e desenhado por este departamento, tendo sempre em mente a otimização.
O grupo tem ainda a tarefa de garantir que todos os dispositivos de segurança do piloto cumprem o regulamento da competição.
O departamento atua nas áreas de aerodinâmica, compósitos e refrigeração da bateria de alta tensão.
Para o desenvolvimento aerodinâmico o grupo recorre a simulações numéricas (CFD) para otimizar a downforce de forma a aumentar a dinâmica do veículo e, por sua vez, o seu desempenho. Para a validação das simulações numéricas, são realizados testes em pista.
Para substituir o piloto, o departamento desenvolve algoritmos (machine learning) e sistemas de controlo (ROS) que são capazes de avaliar a pista por meio de sensores existentes no veículo e decidir como usar os atuadores.
Os membros de perceção e localização utilizam os sensores a bordo para reconhecer a pista e estimar a localização.
Os membros de planeamento de trajetória utilizam algoritmos para planear uma trajetória ideal baseada nas características da pista conhecidas e localização do carro.
Os membros de controlo utilizam modelos de controlo e modelos cinemáticos para controlar os diferentes atuadores, de forma a seguir a trajetória planeada previamente tendo em conta a dinâmica do carro.
Este departamento é responsável por projetar todos os sistemas elétricos necessários para o funcionamento de um veículo de competição.
O grupo desenvolve tanto o software high level (por exemplo, a interface do piloto) como o low level usado nos microcontroladores a bordo.
Este software corre nas nossas próprias placas de circuito impresso (PCB’s), sendo que o grupo integra tudo isto com os atuadores e sensores necessários.
Para além do controlo do veículo, os sensores são uma peça importante na aquisição de dados para outros departamentos.
Os membros do departamento de powertrain são responsáveis pela conceção e desenvolvimento de todos os componentes relativos ao coração de cada veículo, o seu sistema de propulsão.
Para além do controlo e gestão do sistema de propulsão, os membros do departamento trabalham em torno dos subsistemas relacionados, tais como transmissão, diferencial e bateria de alta tensão.
Os subsistemas dependem geralmente dos outros departamentos, pelo que existe uma ligação direta entre este departamento e os departamentos de eletrónica e dinâmica do veículo.
Este é o departamento responsável pelo chassis e também pelos sistemas de travagem e suspensão.
O grupo é o solo da equipa, tem como principal objetivo projetar uma boa base que permita a junção de todos os outros sistemas.
Tudo o que diz respeito à suspensão, à direção e à travagem é estudado e desenhado por este departamento, tendo sempre em mente a otimização.
O grupo tem ainda a tarefa de garantir que todos os dispositivos de segurança do piloto cumprem o regulamento da competição.
O departamento é responsável por toda a comunicação, gestão de custos, patrocinadores e o business plan.
Logística: responsável não só pelo planeamento de eventos, bem como pela logística que envolve o transporte da equipa e do carro;
Redes sociais: criação e planeamento de conteúdo relacionado com o carro, partilha de informação dos diversos departamentos e divulgação dos patrocinadores associados ao projeto;
Sponsors: este grupo encarrega-se de contactar os atuais e eventuais patrocinadores.
Este grupo garante a motivação da equipa e é responsável pelo contínuo crescimento dos membros, quer nas suas competências interpessoais, quer nas suas competências técnicas.
O sucesso é garantido encontrando o equilíbrio entre tempo, dinheiro e qualidade. Isto só é possível se executarmos um plano e trabalharmos em equipa.